Pai! Você ensina o seu filho a sabedoria e o entendimento?

Meu filho, dê atenção à minha sabedoria, incline os ouvidos para perceber o meu discernimento. Provérbios 5:1

Você o orienta na prática a respeito dos grandes perigos da vida – incluindo mulheres prostitutas? Filho! Você dá ouvidos humildemente ao seu pai para aprender sabedoria e entendimento? Você sabia que ele já era homem muito antes do seu nascimento e que ele deseja livrá-lo de problemas da vida? Sente-se! Dê atenção!

Salomão pediu ao seu filho que lhe desse atenção. Sem temor ou falsa humildade, ele disse ao seu filho que ele possuía sabedoria e entendimento que o seu filho não tinha. E ele disse ao seu filho para que prestasse atenção e se humilhasse – “inclina os ouvidos” – a este conselho paternal. Mesmo sendo rei, esse conselho se passou entre um pai e o seu filho. Cada pai que teme a Deus e ama a sabedoria, apreciará este exemplo. Pai! Faça isto!

Qual é o contexto aqui? É Salomão alertando o seu filho a respeito das mulheres prostituidas, como mostra o resto do capítulo (Pv 5:1-23). Salomão falou para o seu filho a respeito de mulheres libertinas, e ele aprovou os aspectos sexuais e familiares de uma mulher fiel. Temos aqui a sabedoria prática, tanto para pais e filhos quanto a resistir à maior de todas as tentações e em aprender como grandes pais instruem seus filhos. Pai, você fará isto? Filho, você ouvirá?

Não há lugar para medo no relacionamento pai/filho. Pai! Não tenha receio de confrontar o seu filho, fale dos seus erros, avise-o do perigo eminente e lhe dê conselho enfático para evitar problemas. Você sabe muito mais do que o seu filho, não importa o quão arrogante e insolente que ele possa ser. Mesmo que ele despreze suas instruções, você terá feito o que Deus espera de você. O SENHOR o abençoará e mais tarde o seu filho lembrará. Conte com isso!

continua… https://bibliapregai.org/proverbios-51 

Início  »  Provérbios  »  Capítulo 5  »  Provérbios 5:1 » 

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email