Quem pode descobrir a sabedoria?

Quem subiu aos céus e desceu? Quem ajuntou nas mãos os ventos? Quem embrulhou as águas em sua capa? Quem fixou todos os limites da terra? Qual é o seu nome, e o nome do seu filho? Conte-me, se você sabe! Provérbios 30:4

Quem pode descobrir a sabedoria? Nenhum homem a encontrou! Nenhum homem pode! Sabedoria é uma questão relacionada com a revelação vinda de Deus. Paulo disse, “Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” (ICo 2:11). O conhecimento e a sabedoria de Deus só se conseguem pela revelação divina!

Provérbios 30 é um anexo aos provérbios de Salomão. Foi o que Agur, um homem sábio, ensinou a Itiel e a Ucal (Pv 30:1). Suas lições são uma revelação inspirada da sabedoria, pois elas são chamadas de “a profecia”. Em primeiro lugar ele introduziu as suas lições confessando sua grande ignorância natural (Pv 30:2-3) para, em seguida, provar a falta de habilidade do homem em descobrir Deus e a sabedoria (Pv 30:4) e, finalmente, por definir a necessidade absoluta e a suficiência da Bíblia (Pv 30:5-6).

Estas sete perguntas eloquentes são para provar que homem nenhum pode encontrar a Deus ou a sabedoria pelo esforço humano. A resposta para cada uma destas perguntas é uma negativa óbvia. Nenhum homem foi para o céu ou voltou de lá, ou conquistou os elementos para aprender os caminhos e a sabedoria de Deus. Agur forçou Itiel e Ucal a admitirem pela força da razão que não houve homem algum. Eles não conseguiram citar o nome de um único homem que tenha feito tal coisa e também não conseguiram citar o nome do seu filho.

Agur continuou, ensinando que toda a palavra inspirada por Deus é pura e necessária (Pv 30:5). Nem uma só palavra poderia ser removida ou desprezada. Depositar a confiança em Deus e em Sua palavra era a defesa mais correta contra os perigos neste mundo ou no que há de vir. Além disso, as palavras dos homens não poderiam ser acrescentadas, pois isto haveria de corromper a palavra de Deus e Ele ficaria furioso…Continua… https://bibliapregai.org/proverbios-304

Início  »  Provérbios  »  Capítulo 30  »  Provérbios 30:4 »