A boa reputação vale mais que grandes riquezas

A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro. Provérbios 22: 1

O que é que as pessoas pensam quando ouvem falar no seu nome? Será que pensam em gentileza, piedade, diligência e fidelidade? O seu nome é doce aos ouvidos e pensamentos deles? Como é que falam de você para os outros? Você é frequentemente elogiado quando não está presente? Os outros apreciam estar em sua companhia? Eles desejam lhe honrar com afeição, presentes e serviço?

Ou o seu nome é um amargo pensamento? Eles pensam em grosseria, egoísmo, teimosia, orgulho, mal humor ou indiscrição? Eles procuram lhe evitar? Eles o evitam? Quando os outros falam a seu respeito, eles têm que apresentar desculpas pela sua conduta? Eles não o incluem em suas listas de convites ou de tarefas porque você irrita mais do que agrada?

Você não pode ignorar estas perguntas e ser sábio. A sua reputação e relacionamentos são uma boa medida em sua vida! Pare e examine como está a sua reputação para com os outros! O que os outros pensam de você é um quadro muito mais fiel da sua vida do que aquele que você faz de si mesmo, pois você tem uma propensão óbvia de distorcer os fatos a seu favor e você tem um coração enganoso que é profundamente encantado com você mesmo.

Certas pessoas são usadas como exemplos bem conhecidos de virtudes específicas ou de todas as virtudes. Outros são usadas como exemplos de mau caráter e de problemas. Como é usado o seu nome? Falam de você com afeto e respeito ou com críticas e negativismo? Muitas pessoas não têm virtude alguma, e por isso passam pela vida sem honra ou favor, o que mostra uma falta de diligência e prioridade na busca da piedade e da virtude… Leia Mais… https://bibliapregai.org/proverbios-221

Início  »  Provérbios  »  Capítulo 22  »  Provérbios 22: 1

COMENTÁRIO DO PROVÉRBIOS 22

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email

Leia a Bíblia:  Planos de Leitura Bíblica