Existe uma maneira segura de viver – fazer o que é certo!

A integridade dos justos os guia, mas a falsidade dos infiéis os destrói. Provérbios 11:3

E existe uma maneira perigosa de viver – fazer o que lhe faz sentir bem e que lhe parece bom! Ao tomar a decisão de só fazer aquilo que é certo em todo o tempo, você terá um guia certo para cada situação. Mas viver a sua própria vida pelos seus próprios sentimentos e escolhas o conduzirá com frequência a grandes perplexidades, e certamente o destruirão.

O que é integridade? É a gloriosa característica do caráter de sempre fazer o que é correto, sem levar em conta as dificuldades ou as consequências. São os justos que têm integridade. O que é perversidade? É virar as costas para aquilo que é certo para agir contra a lei ou a natureza. Os transgressores e os pecadores são os perversos, pois eles escolhem a rejeição das restrições morais.

O justo sempre faz aquilo que é correto – eles têm integridade. A confusão deles em vida é mínima, pois escolheram seguir o que é certo em cada escolha e dilema. Eles têm um guia constantemente. Os transgressores fazem aquilo que querem – eles são perversos. Eles não possuem padrões ou parâmetros para as suas ações e suas perversidades os destruirão.

O que é correto? Tudo que a Bíblia ensina é correto! Qualquer coisa em contrário é perversa e errada! A Bíblia deveria ser exaltada em todos os assuntos, e todas as outras opiniões deveriam ser odiadas (Sl 119:128). Uma regra assim define o cristianismo bíblico. Não importa o pensamento do papa, nem o que é socialmente aceitável, ou o que é tradicional, ou o que o levará a ganhar uma promoção.

Você está preparado para o sexo? Não! Deus inventou o prazer e Ele determinou as regras a respeito de sexo. José era um homem de integridade, e ele nunca teve qualquer dúvida a respeito do que deveria fazer com os avanços sedutores da mulher de Potifar (Gn 39:1-12). Mas Sansão foi perverso em sua obsessão com as prostitutas filisteias, e isso lhe custou os olhos, sua liberdade e a sua vida (Jz 16:1-31).

Vingança é com você? Não? Deus é o dono da vingança, e Ele ordenou que você não deveria tentar resolver as questões por sua própria conta. Davi poupou o rei Saul em duas ocasiões, apesar de ele estar procurando Davi para matá-lo (ISm 24:1-22; 26:1-25). Mas o seu sobrinho Joabe era perverso, tendo matado a Abner, Absalão e Amasa com raiva e vingança, para a sua própria destruição (IRs 2:5-6).

Coisas pequenas do seu empregador podem ser suas? Os justos sabem o que é melhor (Tt 2:10). A frequência do sexo marital é de escolha da mulher? A mulher perversa acha que sim (ICo 7:1-5)! A pena capital é assunto de debate? Não para os justos (Dt 17:6)! O batismo dos presbiterianos é aceitável? Sem chance (IPe 3:21)! Os santos devem pagar impostos a um governo pagão? Os homens justos pagarão (Mt 22:15-22). Rezar o rosário é uma oração? Não para um homem íntegro (Mt 6:7). O homem deveria ficar satisfeito com a sua mulher? Os homens retos estarão (Pv 5:19; Cl 3:19).

Estas questões relacionadas e muitas outras são simples para os justos, pois eles sempre fazem escolhas baseadas sempre nas escrituras. Os ímpios, perversos em suas rejeições da palavra de Deus, são confusos a respeito das questões mais simples e terminam em destruição. A regra da sabedoria é o viver pela integridade – sempre fazendo que é certo – que dá uma orientação segura.

O abençoado Senhor Jesus Cristo sempre fez aquilo que agradava ao Seu Pai. Ele tinha perfeita integridade e prudência em obedecer à palavra de Deus e o viver uma vida perfeita. Para aqueles que creem Nele, Ele é a Fonte e os Meios da justiça eterna.

COMENTÁRIO DO PROVÉRBIOS 11

Comentários Diários de Provérbios Grátis Via Email