7 versículos que mostram como é importante amar o próximo

Deus nos chama para viver em amor. Isso significa que precisamos amar as pessoas à nossa volta. Nem sempre isso é fácil, porque essas pessoas podem ser muito diferentes de nós. Mas a Bíblia explica por que é muito importante amar o próximo:

1. Jesus mandou amar o próximo

"Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros." João 15:17

Quem ama Jesus obedece seus mandamentos. Jesus disse que amar o próximo é o segundo mandamento mais importante de todos, depois de amar a Deus sobre todas as coisas.

2. Quem é salvo ama seu próximo

"Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." 1 João 4:7

Amar o próximo é consequência de ter o amor de Deus no coração. Quando entendemos que ninguém merece o amor de Deus, começamos a ver nosso próximo como nós próprios. Deus ama seu próximo tanto quanto ama você infinitamente.

3. Falta de amor é falta de Deus

"Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." 1 João 4:20

Isso é sério. Não amar o próximo é igual a não amar a Deus! Quem não ama seu próximo ainda não deixou Deus trabalhar em seu coração.

4. Amar o próximo é agradar a Deus

"Toda a Lei se resume num só mandamento: "Ame o seu próximo como a si mesmo"." Gálatas 5:14

Sem amor, nada que fazemos tem valor. Todos os mandamentos de Deus para uma vida boa e santa dependem de amar o próximo. Obedecer os outros mandamentos sem amar o próximo não agrada a Deus.

5. Amar é um bom testemunho

"Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros." João 13:35

Uma ação vale mais que mil palavras. Quando mostramos amor por nosso próximo, testemunhamos o amor de Deus de forma poderosa.

6. Nosso amor restaura

"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados." 1 Pedro 4:8

Sem amor não há perdão. Para vivermos em paz com nossos irmãos, sem guardar rancor, precisamos aprender a amá-los.

7. Amar o próximo é ação!

"Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade." 1 João 3:17-18

Amar o próximo é uma coisa prática. Dizer que amamos não basta. O verdadeiro amor se expressa quando nosso próximo precisa de ajuda. Amar o próximo é não o abandonar na necessidade, tal como Deus não nos abandona quando precisamos dele.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: